Dia 12: Tabu – Homenagem a Nagisa Oshima

Tabu,1999

(Gohatto)

gohatto_Maior

País:Japão

Diretor: Nagisa Oshima

Elenco: Ryuhei Matsuda, Shinji Takeda,  Takeshi Kitano ,Tadanobu Asano

SINOPSE: Sozaburo, um jovem de dezoito anos, torna-se um dos membros dum esquadrão de samurais especialmente seleccionados pelo Shogun, conhecidos como Shinsengumi. Os guerreiros, extremamente hábeis no uso de espadas, são treinados para matar quem se opuser ao regime do Shogun. Sozaburo envolve-se numa relação homossexual com alguns dos guerreiros do grupo…

COMENTÁRIO:Já tinha feito essa crítica em um outro blog que eu tinha, então resolvi colocar hoje como forma de homenagear Nagisa Oshima. Alguns filmes te deixam sem palavras.Alguns pelo maravilhoso espetáculo assistido, outros  pelo enorme ódio de ter perdido horas da sua vida assistindo uma porcaria.Infelizmente é no segundo caso que se encaixa Tabu.

Esse filme que foi dirigido por Nagisa Oshima, do também polêmico “O Império dos Sentidos”  é super paparicado, super badalado, enfim super tudo, mas principalmente super estimado.Não suporto bancar a intelectual e assumo a minha ignorância com toda humildade.Não entendi nada desse filme e na minha opinião é um exemplo claro de a nova roupa do rei.Se você não sabe do que  eu estou falando clique aqui.

Contando com um roteiro bem polêmico,que trata de um assunto que ainda é um verdadeiro tabu como a relação homossexual principalmente em uma sociedade, tão conservadora e repressora  como a japonesa.Mas na minha opinião  o filme é muito devagar e um pouco sem sentido.

O fato  mais interessante no filme é mostrar o dia a dia em um dojo, onde o treinamento rígido e diário dos samurais também divide espaço com fofocas, falatórios e intrigas.Além dos cenários e das cenas internas parecendo um teatro filmado, gosto muito de filmes nesse estilo.

Muitas coisas ficam em aberto,como a trama do assassinato que não é explicado e vc fica sem saber quem matou e por qual motivo.Além disso, quais as verdadeiras intenções de Sozaburo, o que ele realmente planejava fazer , qual a sua história.Nenhuma dessas perguntas recebe uma resposta.A intrepretação de Takeshi Kitano é está contida demais,sem destaque algum.Entretanto uma  coisa boa nesse filme é o maravilhoso Tadanobu Asano, que é lindo demais e cada vez me deixa mais apaixonada.Mesmo não sendo um dos seus melhores filmes recomendo como forma de conhecer a filmografia desse diretor.

cotação 03 estrelas

Dados do Arquivo:

Servidor: MediafireTamanho: 624,3 MBFormato: rmvbIdioma: Japonês Legenda:Português

Download

Anúncios

Um pensamento sobre “Dia 12: Tabu – Homenagem a Nagisa Oshima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s