Morre o cineasta Nagisa Oshima

Nagisa-Oshima

O cineasta japonês, Nagisa Oshima, conhecido pelo erótico “O Império dos Sentidos” faleceu ontem,dia 15 aos 80 anos, em função de uma pneumonia. De acordo com a  publicação Hollywood Reporter Oshima morreu em Fujisawa, ao sul de Tóquio, onde morava desde que se aposentou da atividade cinematográfica.

Nascido em uma tradicional família de Quioto, em 1932, Oshima se graduou em direito em 1954, com especialização em história política. No mesmo ano, entrou para uma produtora, onde trabalhava como argumentista e assistente. Sua estreia na direção aconteceu em 1959,aos 26 anos com Ai to kibô no machi  (Uma Cidade de Amor e Esperança).

O Instituto Britânico do Cinema descreveu Oshima como um dos maiores diretores da nova onda do cinema japonês da década de 1960, cujos filmes de forte carga política contrastavam com o conservadorismo estilístico do cinema japonês clássico. Polêmico e experimental, conseguiu notoriedade internacional com “ O Império dos Sentidos”, de 1976 um retrato explícito do insaciável desejo sexual entre o dono de um hotel e uma empregada sua, no Japão dos anos 1930. O filme continha cenas de sexo não-simulado, e precisou ser registrado como uma produção francesa para burlar as rígidas leis japonesas de censura. A versão sem cortes continua sem ser lançada no Japão.

Em 1978, Oshima ganhou o prêmio de direção no Festival de Cannes de por “O Império da Paixão”, outra narrativa erótica.Em 1983, uniu-se ao cantor britânico David Bowie e filmou o  drama “Furyo – Em Nome da Honra”, baseado nas experiências do jornalista sul africano Laurens van der Post como prisioneiro de guerra no Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1996 Oshima sofreu um derrame mas se recuperou e chegou a fazer mais um filme em 1999, “Tabu”, sobre um samurai homossexual.Este foi seu último trabalho na direção.

Veja os trailers de alguns de seus filmes mais conhecidos

O Império dos Sentidos

O Império da Paixão

Furyo – Em Nome da Honra

Gohatto – Taboo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s