Desafio das 52 Semanas #06. Filme de Animação: O Castelo Animado

O Castelo Animado, 2004

(Howl no Ugoku Shiro)

o-castelo-animado1

País:Japão

Diretor: Hayao Miyazaki

Estúdio: Ghibli

SINOPSE:Graças a uma maldição, a jovem Sophie transforma-se numa velha senhora. Incapaz de continuar trabalhando na loja de chapéus de sua mãe, ela passa a morar no castelo do notável bruxo Howl e faz amizade com o demônio de fogo Calcifer, que está ligado a Howl por meio de um contrato. Calcifer e Sophie, então, prometem ajudar-se mutuamente – ele quebrará a maldição, e ela o ajudará a fugir do castelo.Cheia de energia, Sophie faz milagres. Que fabuloso destino a espera? E se sua história com Howl estiver apenas começando?

COMENTÁRIO:Escolhi esse filme porque amo todas as animações de Hayao Miyazaki,desde que assisti “A Viagem de Chihiro”.Fiquei surpresa em saber que é uma adaptação de um livro inglês pois todas as alegorias orientais tão características de seus filmes estão presentes aqui.Isso só demonstra o enorme talento desse mestre.No filme, acompanhamos a desanimada vida da Jovem Sophie, uma chapeleira totalmente inexpressiva, que não vê graça em nada.Um dia, após visitar sua irmã,encontra por acaso o famoso, lindo e loiro, mago Howl, que estava sendo perseguido por criaturas sombrias.

Ao voltar a chapelaria, ela acaba encontrando com uma bruxa, inimiga de Howl. Por acreditar que Sophie tem algum vínculo com ele, a bruxa a transforma em uma velha de 90 anos.Em total desespero, ela resolve fugir e procurar uma cura para o feitiço.Em sua jornada, conhece um espantalho mágico que a leva até um estranho castelo que pertence justamente a Howl. Sophie então irá ajudar na limpeza do lugar e irá acompanhá-lo.A partir daí, grandes surpresas  acontecem e a vida de nenhum dos dois será mais a mesma.

O mais impressionante a cada filme de Miyazaki que eu assisto é a complexidade dos personagens. Ninguém é totalmente bom ou ruim, seja o demônio Calcifer, seja a Bruxa, todos tem seus defeitos e suas qualidades. Sophie não é a típica mocinha indefesa, e o interessante é que presa ao corpo de uma velha, ela demonstra força, determinação, determinação e coragem que el não possui quando era jovem.Howl, está a anos-luz do príncipe encantado das nossas fantasias.Extremamente fútil e vaidoso ele vai demonstrando a sua verdadeira personalidade a medida que Sophie vai se tornando mais importante pra ele.

Como sempre, o filme tem muitas metáforas, e a que mais me chamou a atenção foi a da cena da escada. Além de demonstrar todas as dificuldades inerentes a velhice, mostra também a persistência e determinação de Sophie em não desistir. Outra metafora, no caso uma critica, é com relação a inutilidade das guerras: os magos e reis nem sabiam mais porque a guerra tinha começado e continuavam guerreando.Mas é impossível falar de qualquer filme de Miyazaki, sem falar do visual.Com uma impressionante riqueza de detalhes, “O Castelo Animado” é um verdadeiro deleite aos olhos.Os personagens, além de possuirem cores vivas, tem uma movimentação quase humana, além da fineza nos traços.E claro, um personagem a parte é o próprio Castelo, com a sua aparência de lata velha por fora e bucólica casinha por dentro.A transformação de Howl em homem pássaro também é muito bem feita.

O Castelo Animado mostra um mundo fantástico, com personagens excepcionais, para contar uma emocionante história, que no fundo é uma história de amor.Impossível não se apaixonar.

cotação 05 estrelas

Dados do Arquivo:

Servidor: MegaTamanho: 374,7 MBFormato: MKVIdioma: Japonês Legenda:Português

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s