Desafio das 52 Semanas #11.Ficção Científica: Doomsday Book

Doomsday Book, 2012

(Idem)

Doomsday Book_Poster copy

País: Coreia do Sul

Diretores: Kim Jee Woon, Pil-Sung Yim

SINOPSE: Filme em três episódios que tematizam os possíveis fins da humanidade.

COMENTÁRIO:Como já falei em diversas resenhas aqui no blog, gosto de filmes no formato de diversos curtas, porque assim você assiste diversos filmes em um só. Esse “Doomsday Book” é formado por 3 histórias que tentam mostrar a visão coreana sobre o fim do mundo.Inicialmente cada filme seria diirigido por um diretor diferente, mas Han Jae-rim, que originalmente seria o diretor de “Happy Birthday” , abandonou o projeto na metade cabendo a Yim Pil-Sung , que dirigiu “The Good, The Bad, and The Weird”, concluir a direção.Então vamos para a análise de cada um:

1º- Brave New World

Diretor: Yim Pil-sung

Elenco: Seung-wan Ryoo

Em Seul, um novo vírus se espalha pelas ruas causando agressividade e aumento da libido, transformando rapidamente a população em zumbis. Nessa primeira história um jovem fica sozinho em casa enquanto sua família sai de férias.Em pouco tempo tempo, a casa está uma bagunça,e, no meio do lixo que se acumula, uma maçã podre começa a sofrer um processo químico, criando um vírus.Esse vírus acaba por infestar criações de gado e a carne contaminada vai parar na mesa de diversos restaurantes da Coreia, gerando um verdadeiro Apocalipse Zumbi.

Confesso que foi um pouco dificil assistir esse segmento, pois está recheado de cenas, nojentas ( comida estragada, coisas apodrecendo), é preciso ter estomago.

2º – Creation of Heaven

Diretor: Kim Jee-woon

Elenco:Gyu-ri Kim, Jo Youn-hee, Kim Kang-woo, Kim Suh Hyung

Um robô que trabalha em um templo encontra a iluminação. Um mecânico de robôs e um dos budistas tentam protegê-lo da empresa que o construiu.

Essa história é uma mistura de “Eu, Robô” de Isaaac Asimov, com os fundamentos do budismo e filosofia.É o mais sofisticado dos 3, com um enredo mais profundo e uma linda fotografia.Os cenários também são todos muito bonitos. Algo que chamou a minha atenção é forma como o robô é expressivo, mas do que muitos atores de carne e osso que vemos por aí.

Também é cheia de simbolismos, explorados pela câmera.Observe que no discurso final do robô, a medida que ele fala é como se ele estivesse subindo, ascendendo em caminho da iluminação espiritual.Não entendo muito de detalhes técnicos, mas achei a cena muito bem feita e bonita.

3º – Happy Birthday

Diretores: Kim Jee-woon, Yim Pil-sung

Elenco:Bae Doo-Na, Lee Seung-jun, Song Sae-Byeok, Yoon Se Ah

Uma adolescente encomenda uma bola de bilhar em um misterioso website. Após o anúncio da chegada de um meteoro à Terra, ela e sua família se refugiam em um abrigo subterrâneo.

É o mais cômico das 3. E também o que menos explica.Sabe-se apenas que uma bola de bilhar gigantesca está em rota de colisão com a Terra, e o mundo vai acabar.Simples assim.Enquanto aguarda o fim do mundo, acompanhamos uma família que se esconde em um abrigo nuclear, até descobrir que um dos membros da família é o responsável pela destruição iminente.É bem engraçado, até pela falta de lógica, já que ao contrário do cinema americano, que ia explicar como surgiu tal objeto, a rota, a trajetória,etc, aqui, nada se explica.

Mas nem por isso, deixa de ser engraçado.A cena em que os apresentadores de telejornal tem um verdadeiro “emocional breakdown” é muito engraçada e impossível ficar sério! “Doomsday Book” é um filme bem interessante, perturbador em alguns momentos, mas muito divertido em outros e por isso merece uma conferida.

cotação 03 estrelas

Dados do Arquivo:

Servidor: MegaTamanho: 504,3 MBFormato: rmvbIdioma: Coreano Legenda:Português

Download

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Desafio das 52 Semanas #11.Ficção Científica: Doomsday Book

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s