Desafio das 52 Semanas # 20.Tarantinesco: Audition

 Audition, 1999

(Ôdishon)

audition-poster

País: Japão

Diretor: Takashi Miike

Elenco:Ryo Ishibashi, Eihi Shiina, Tetsu Sawaki, Jun Kunimura

SINOPSE:Sete anos após a morte de sua esposa, o executivo Aoyama (Ryo Ishibashi) é convidado a participar do teste para a escolha de uma atriz. Ao analisar os currículos, sua atenção é capturada por Asami Yamazaki (Eihi Shiina), uma bela mulher com formação em balé. No dia da audição, ela é a última a ser entrevistada. Aoyama anota seu telefone e a convida para jantar. Começam a sair, mas existe algo de estranho com Asami

COMENTÁRIO:Gente, eu jurava de pé junto que eu tinha no meu acervo de filmes, “Sukiyaki Western Django” com Quentin Tarantino, mas depois de procurar em tudo quando é canto, vi que não tinha 😦  Então escolhi um filme do grande ídolo de Tarantino, que ele vive copiando homenageando nos seus filmes:Takashi Miike.E o escolhido foi um dos filmes mais perturbadores que eu já assisti até hoje: Audition.A resenha ficou enorme, mas é impossível falar pouco sobre esse filme.

A trama é até bem simples. Conta a história de Aoyama, que depois de quase 10 anos sozinho após a morte da esposa e influenciado por seu filho, decide se casar de novo.Um amigo resolve ajudar e tem a “brilhante” ideia de promover uma audição para escolher uma atriz para um filme,mas na realidade é para escolher uma namorada para Aoyama.Uma tímida, doce e meiga ex-bailarina e aspirante a atriz, Asami, chama a sua atenção e os dois começam a se encontrar.Logo estão completamente apaixonados um pelo outro.Mas com o tempo, fatos estranhos do passado de Asami começam a vir a tona.

 ATENÇÃO: RESENHA SPOILER – SE VC NÃO SABE NADA SOBRE ESSE FILME, NEM NUNCA OUVIU FALAR,PARE DE LER AGORA!E PELO AMOR DE DEUS, NÃO ASSISTA O TRAILER!

 Bom, aviso dado, vamos ao meu comentário. Definitivamente Audition é um filme para quem tem estomago forte, já que sequência final mostra uma cruel e doentia cena de tortura, muito dificil de assistir até o fim. Cheguei a cobrir os olhos!

Eu gostaria muito de ter visto a cara da pessoa que foi assistir Audition sem saber nada, achando que fosse um filme sobre a solidão na meia idade. Acho que essa criatura levou um susto daqueles e deve ter ficado uns bons dias em estado de choque. Uma pessoa que não tem nenhum conhecimento prévio do filme é pega totalmente desprevenida, já que em grande parte do filme, não existe nenhum tipo de pista de que seu desfecho vai ser tão surpreendente e doentio. Apesar do cartaz já entregar um pouco de que alguma coisa bem desagradável vai acontecer.

Mas tirando isso, grande parte do filme é um drama romântico, chegando mesmo a ser chato em certos momentos. Mas é justamente nesse parte que Miike, consegue nos envolver com o personagem de Aoyama ( muito bem interpretado por Ryo Ishibashi).Sua enorme solidão, e seu relacionamento carinhoso com o filho parece tão verdadeiro que logo criamos uma identificação com aquele (pequena) família, inclusive o cachorro. Nessa primeira parte uma das cenas mais divertidas é justamente da audição em que as aspirantes a atrizes tem que responder perguntas descabidas do amigo de Ayoma.Parece até a 1ª fase de “American Idol”, com muitas bizarrices.É então que Asami ( também uma ótima atuação de Eihi Shiina) entra e imediatamente desperta o interesse de Aoyama. Meiga, doce, tímida, uma ex-bailarina, que lembra sua finada esposa, simplesmente uma garota perfeita para namorar.

Passamos a companhar o relacionamento dos dois, saem pra jantar, conversam, se conhecem melhor, até aí nada de mais. A não ser pelo fato de Asami, morar em um apartamento completamente vazio, com um saco, que insiste em se mexer.Ela permanece uma incógnita. Pouco sabemos sobre ela, apenas o que conta para Ayoma. Mas é possível perceber que tem alguma coisa de muito errado com ela.

Após passarem um final de  semana romântico juntos, Asami simplesmente desaparece, deixando Aoyama completamente louco e obcecado em encontra-la.Quando ela reaparece e descobrimos quem ela é de verdade, já é tarde demais.É então que acontece o ponto alto do filme, quando Asami reaparece já em sua porção açougueira maluca, disposta a se vingar do pobre Ayoma, mesmo sem o coitado ter feito nada. Ela o acusa: “você faz as audições, dispensa as candidatas dizendo que não foram aprovadas, mas depois a chama pra sair, aproveitando de seu estado emocionalmente abalado” . Não foi nem ideia do coitado, e ele realmente estava apaixonado por ela!

É então que começa a horrenda tortura com aquelas agulhas! E aquele arame que “ corta facilmente carne e osso”.O som daquele fio cortando o pé dele é simplesmente horrível!

Outro som horrível? Kiri, kiri, kiri, kiri, kiri, kiri, kiri.

O pior é que realmente estamos muito envolvidos com Ayoma, que sabemos ser uma pessoa boa e que de modo algum merece aquele sofrimento terrível.Torci até o fim pra que ele terminasse bem e vivo!

 PODE VOLTAR A LER DAQUI!

 Audition é um filme simplesmente fantástico, apesar de incrivelmente doentio.Possui um  início bem  lento,e até um pouco arrastado, mas  aquele que não desistir no meio, será recompensado com um dos finais mais surpreendentes e inacreditáveis, que qualquer um já tenha visto.Altamente recomendável!

cotação 05 estrelas

Dados do Arquivo:

Servidor: MegaTamanho: 365,5 MBFormato: rmvbIdioma:Japonês Legenda:Português

Download

Anúncios

2 pensamentos sobre “Desafio das 52 Semanas # 20.Tarantinesco: Audition

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s