Desafio das 52 Semanas # 27.”Oriental”:A Pequena Loja de Suicídios

A Pequena Loja de Suicídios,2012

(Le Magasin des Suicides)

en-quelques-mots-le-magasin-des-suicides-22

País: Bélgica, Canadá, França

Diretor: Patrice Leconte

SINOPSE:Em um mundo imerso em depressão e desesperanças, uma família ganha a vida vendendo artigos para ajudar pessoas a cometerem suicídio. Entretanto, os negócios da família enfrentam problemas quando o filho caçula decide mudar de uma vez por todas essa realidade.

COMENTÁRIO:Bom, para “Filme Oriental” resolvi inverter as coisas. Como todos os filmes do desafio são orientais então nesse post vai ser um filme europeu. Escolhi a França, por que acho a língua bonita, e o filme foi a animação “A Pequena Loja de Suicídios” .

“A Pequena Loja dos Suicídios” é uma animação musical adaptada de um livro do mesmo nome que trata com bastante humor (negro) sobre o mal do século: a depressão.A história acompanha uma família francesa, os Tuvache, que cuidam de uma loja que vende artigos para o suicídio, com o objetivo de “ajudar” todos os que pretendem dar fim a sua existência( os produtos vão de cordas, venenos e até katanas).Porém a vida da família muda com a chegada do novo membro, o pequeno, que desde o nascimento demostra ser a “ovelha negra” da família, já que é sorridente, alegre, gentil e ama a vida!

A animação é muito bonita e foi bem interessante o contraste que existe entre o interior da loja, com cores vivas e animadas e o lado de fora, com cores escuras, cinzentas e sombrias. Não sabia que se tratava de um musical, mas as músicas são divertidas e até bonitinhas.O filme é uma dura crítica ao ser humano, que cada vez está mais frio e indiferente ao sofrimento alheio, já que a família, está pouco se lixando, quer apenas vender produtos e faturar em cima da desgraça dos clientes.

Apesar do toque cômico, o filme tem o grande problema de tratar a depressão apenas como um “frescura”, que pode ser curada com sorriso e bolhas de sabão, e todos nós sabemos que não é bem assim. Eu sei que é uma animação, apesar de não ser para crianças de jeito nenhum.Mas ela ridiculariza as pessoas que sofrem com essa doença, como se elas pudessem por vontade própria e de forma magica sair da condição em que se encontram.É por isso que eu não recomendo esse filme para pessoas que estejam sofrendo desse mal, ou que estão em tratamento. Até mesmo porquê alguns trechos do filme, são bem depressivos, como o suicídio no começo. E quando o pai vai entregar uma encomenda á domicílio também é um pouco sombrio demais.De qualquer forma, apesar de muito macabra, em alguns momentos, é uma animação divertida e  bem fofinha (é estranho algo ser macabro e fofinho ao mesmo tempo, mas é verdade!), fora que a língua francesa é muita linda de se ouvir. Recomendado!

cotação 03 estrelas

Dados do Arquivo:

Servidor: MegaTamanho: 362,9 MBFormato: rmvbIdioma:Francês Legenda:Português

Download

 
Anúncios

4 pensamentos sobre “Desafio das 52 Semanas # 27.”Oriental”:A Pequena Loja de Suicídios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s