Desafio das 52 Semanas # 43.Filme Noir: Cão Danado

Cão Danado, 1949

(Nora inu)

Cão-Danado-Stray-Dog-Nora-Inu-740x1024

País: Japão

Diretor: Akira Kurosawa

Elenco:Toshirô Mifune,Takashi Shimura,Keiko Awaji,Eijirô Tono, Eiko Miyoshi, Fumiko Honma, Ichirô Sugai

SINOPSE:Murukami, um jovem investigador de homicídios, é roubado em um ônibus e perde sua pistola. Ele começa uma busca insana atrás de sua preciosa arma, sem sucesso, até receber a ajuda de um sábio e mais experiente detetive chamado Sato. Só que as razões para tudo ficam mais sensíveis e dramáticas quando Murukami descobre que o ladrão só entrara para esse perigoso mundo do crime pelo desespero da necessidade humana. Clássico noir do mestre Akira Kurosawa, que redefiniu o padrão de filmes policiais japoneses.

COMENTÁRIO: Não conhecia esse filme de Akira Kurosawa.Na realidade, conheço muito pouco os filmes da sua fase inicial, mas sem dúvida alguma é mais uma de suas obras –primas, que não fica devendo nada aos filmes noir do ocidente.

O filme começa um pouco devagar mas, a medida que avança, a    história, aparentemente simples, vai se revelando bastante complexa, em que a tensão não para de crescer.Além disso, ele pinta um retrato do Japão pós-Guerra, em que os valores tão arraigados na cultura japonesa, vão sendo deixados de lado diante da falta de perspectiva, da pobreza e da fome.

É muito interessante observar todo o sentimento de culpa que vai tomando conta do personagem de Murukami (Toshirô Mifune).Ele praticamente vai se corroendo em sofrimento a cada vez que um novo crime é cometido com a sua arma roubada.Outro personagem bem complexo é Sato (Takashi Shimura) o policial vetereno, a princípio bem frio e durão, mas que depois demonstra ser um pai carinhoso e marido totalmente  dedicado a família

Uma das cenas que mais me chamou a atenção, foi a da perseguição durante o jogo de beiseball, que lembra bastante a cena do filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos”.Não tenho conhecimento para afirmar, mas creio que foi inspirada no filme de Kurosawa.Outra cena é a da dança frenética de Harumi (Keiko Awaji)  com o vestido roubado, realmente parecia que a garota estava tendo um verdadeiro acesso de loucura.

Excelente filme que deve ser visto por todos.

cotação 05 estrelas

Dados do Arquivo:

Servidor: MegaTamanho: 387,7 MBFormato: rmvbIdioma: Japonês Legenda:Português

Download

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s