Desafio dos 100 Filmes # 17.Filme Ocidental que se passe no Oriente: O Último Samurai (Dublado)

O Último Samurai,2003

(The Last Samurai)

last_samurai_ver13_xlg

País:EUA

Diretor: Edward Zwick

Elenco: Tom Cruise, Ken Watanabe, Hiroyuki Sanada, Koyuki,

SINOPSE:Em 1870 é enviado ao Japão o capitão Nathan Algren, um conceituado militar norte-americano. A missão de Algren, é treinar as tropas do imperador Meiji, para que elas possam eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região. Porém, após ser capturado pelo inimigo, Algren, aprende com Katsumoto, o código de honra dos samurais e passa a ficar em dúvida sobre que lado apoiar.

COMENTÁRIO:Para muitas pessoas, a cultura japonesa  é um enorme mistério, mesmo hoje em dia com a globalização, por isso, o grande mérito de “O Último Samurai” é tentar mostrar como funciona essa sociedade tão complexa, usando como base o rígido código dos samurais.

O filme é uma superprodução estrelada por Tom Cruise, que vive o Capitão Nathan Algren.Ele é  um homem que vive torturado por um profundo sentimwnto de culpa, após ter massacrado uma tribo indígena durante a Guerra da Secessão, que recorre ao álcool na tentativa de esquecer as atrocidades que cometeu.Ao receber uma proposta de ensinar os soldados japoneses a manejar armas de fogo ele parte em direção ao Japão, que vive um momento caótico:de um lado, pessoas lutam para manter as tradições e de outro, aquelas que querem a modernidade ocidental.E há também um terceiro grupo, o de samurais rebeldes que são contra toda e qualquer ocidentalização do país.

Ele acaba sendo capturado pelos samurais, que são liderados por Katsumoto (Ken Watanabe), e em seu “cativeiro” acaba aprendendo o que significam os valores desse povo,a importância da honra, que os samurais querem preservar a todo custo.

A reconstituição de época do filme é simplesmente impecável.Além disso, sabe explorar muito bem as lindas paisagens japonesas, que sempre dão um ar grandioso a qualquer cena.Outro detalhe que achei muito importante é o fato de todos os personagens japoneses, falarem apenas em japonês quando estão sozinhos entre si.Parece ser óbvio, mas Hollywood geralmente utiliza o recurso de estrangeiros falando inglês com sotaque, o que não o menor cabimento.Já a trilha sonora, apesar de grandiosa, como a maioria dos filmes épicos hollywoodianos, falha ao não utilizar nenhuma música tipicamente japonesa.

As atuações são ótimas, com destaque para Ken Watanabe, com sua interpretação contida e ao mesmo tempo vigorosa.A atuação de Tom Cruise também está ótima, na minha sincera opinião, ele é um bom ator, mas nunca foi reconhecido por puro preconceito.Infelizmente nos momentos finais, o filme embarca no maniqueísmo barato de Hollywood, e cai em um melodrama barato, que pode decepcionar algumas pessoas: ATENÇÃO SPOILER: Selecione se Quiser Saber: Como assim , embaixo daquela saraivada de balas, simplesmente todos os personagens japoneses morrem, mas o único ocidental permanence vivo e sem nenhum arranhão?Pelo visto,balas de metralhadora não atingem atros de Hollywood.FIM DO ESPOILER.

De um modo geral o filme vale a pena, não somente pela sua enorme qualidade técnica, mas pelo bom roteiro e personagens carismáticos e por nos fazer refletir sobre tudo que os orientais prezam tanto até os dias atuais: coragem, integridade, lealdade, disciplina e, principalmente, honra.

 AVISO:Encontrei o filme apenas na versão dublada, mas nos momentos em que os atores falam japonês, eles não foram dublados e nem há legendas.Então o jeito foi anexar uma legenda em português, mesmo com o filme dublado.Eu sei que incomoda um pouco, mas foi a solução que encontrei.

cotação 04 estrelas

Dados do Arquivo:

Servidor: MegaTamanho: 353,7 MBFormato: rmvb Idioma: Português Legenda:Português

Download

Anúncios

3 pensamentos sobre “Desafio dos 100 Filmes # 17.Filme Ocidental que se passe no Oriente: O Último Samurai (Dublado)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s