Desafio dos 100 Filmes # 19.Um Filme Pesado:The King of Pigs

The King of Pigs,2011

(Dwaejiui Wang)

The-King-of-Pigs-DE-Poster

País:Coreia do Sul

Diretor: Yeun Sang-Ho

SINOPSE:Kyung Min (um empresário) e Jong Suk (um escritor fracassado), rememoram, durante um jantar, os dias de escola; quando um grupo cruel de alunos, os “cães”, impuseram um reinado de terror sobre os outros alunos, os “porcos”. Quinze anos depois, a memória de um colega heroico que ousou enfrentar os “cães” permanece, mas os faz rever o lado sombrio da sua amizade.

COMENTÁRIO:Já tinha um tempo que tinha vontade de assistir esse filme, mas me faltava coragem.Só pelo trailer, já me sentia profundamente pertubada.Então, resolvi que essa seria a oportunidade ideal para assistir esse “The King of Pigs”.O resultado ? um verdadeiro soco no estomago.

O filme, feito pelo estreante em animações, Yeun Sang-Ho, mostra sem nenhum tipo de concessão uma faceta absolutamente podre da sociedade coreana, e faz uma profunda critica não apenas social, mas a todo o sistema educacional do país, cada vez mais caracterizado pela prática violenta de bullyng.

E por falar em violência, a primeira imagem do filme já é o de uma mulher morta na cozinha, enquanto seu marido toma um banho.Seu nome é Kyung-min, que em seguida liga para seu antigo colega de escola, Jong Suk.Kyung-min quer marcar um encontro para relembrarem os tempos de escola.Minutos antes Jong Suk estava espancando a esposa.

Esses primeiros minutos iniciais são apenas uma pequena amostra do que nos aguarda nesse filme cruel e incomodo.A partir do (re)encontro dos dois se inicia um flashback, onde passamos a acompanhar toda sorte de violência física e psicológica vivida pelos dois no colégio.Também somos apresentados a Chul, o único que reage, sempre de forma bastante violenta, ao bullyng imposto pelos outros alunos.

Como já disse, o filme é bastante cruel, não apenas ao mostrar toda a maldade daquelas crianças, mas também a completa apatia dos professores, que fingem não estar vendo nada, ou simplesmente não se importam. Em um determinado momento um dos alunos é atacado no banheiro e volta para a sala completamente sujo de urina e o professor não se dá ao trabalho de perguntar o que aconteceu!

Não sei se foi proposital, mas tecnicamente, achei a animação bem dura, nem um pouco fluida, como nos animes japoneses.Em determinados momentos os traços pareciam de bonecos marionetes e, como já falei na critica de “Negadon – The Monster from Mars” morro de medo de boneco marionete, então em alguns momentos ficava muito incomodada com as expressões dos personagens.O interessante é que, apesar de contar uma história tão sombria, o filme é bem colorido.

Mostrando uma realidade que não estamos nem um pouco acostumados a ver e com uma surpreendente revelação perto do final, “The King of Pigs”, é um filme triste, tenso, claustrofóbico e muito perturbador, que faz uma verdadeira denúncia a uma sociedade que muitas vezes achamos ser perfeita.Mas ao mesmo tempo é capaz de esmagar não apenas o indivíduo, mas os seus sonhos também.

cotação 05 estrelas

Dados do Arquivo:

Servidor: MegaTamanho: 416,8 MBFormato: rmvb Idioma: Coreano Legenda:Português

Download

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s