Desafio dos 100 Filmes # 22.Filme com Numeral no Título: 26 Years

26 Years ,2012

(26 Nyeon)

26

País:Coreia do Sul

Diretor: Jo Geun-hyeon

Elenco:Bae Soo-Bin,Jang Kwang,Jin Goo,Han Hye Jin,Im Seul-Ong

SINOPSE:A história lida com um dos eventos mais trágicos e crítica na história sul-coreano. Em 18 de maio de 1980, na cidade de Gwangju , as tropas estaduais foram obrigados a abrir fogo contra civis, matando e ferindo milhares. O ex-presidente Chun Doo-hwan se acredita ter dado a ordem, e embora ele não é chamado explicitamente no filme, o alvo do atentado é claramente a intenção de representar Chun, que foi condenado em 1996 por crimes relacionados com o Massacre Gwangju , mas depois perdoado pelo presidente Kim Dae-jung .
26 anos depois, em 2006, cinco pessoas que se consideram como uma das maiores vítimas do massacre, traçar um projeto ultra-secreto para se vingar por assassinar o homem responsável.

COMENTÁRIO:O filme “26 Years” é um filme de ficção, baseado em uma série de quadrinhos on-line, que usa como pano de fundo um triste fato ocorrido na Coreia do Sul, em 18 de Maio de 1980: O Massacre de Gwangju.

Esse fato, pra quem não sabe, e eu me incluo nos que não sabiam, foi uma revolta  popular ocorrida na cidade de Gwangju, entre 18 a 27 de maio de 1980. Os cidadão estavam revoltados contra a ditadura militar da Coreia do Sul e foram as ruas.Alegando, estar impedindo um levante comunista o General Chun Doo Hwan,então presidente, respondeu com um verdadeiro banho de sangue que resultou na morte de aproximadamente 160 cidadão de Gwangju, entre os quais estavam mulheres e crianças.

No filme, acompanhamos quatro personagens, que não se conhecem, mas tem em comum o fato de terem perdido entes queridos no Massacre.Eles se juntam para elaborar um ousado plano de vingança.assassinar o ex-presidente (Chun Doo Hwan) responsável por ordenar  a matança, mas que mesmo assim, recebeu o perdão do governo.

O filme já começa de forma espetacular com um chocante flashback, todo feito em animação, onde temos uma pequena amostra do que foi esse massacre, e somos apresentados aos personagens.

Gostei bastante desse filme, mas apesar de bom, o considerei um pouco irregular e em alguns momentos sem sentido. Porém, vc acaba envolvido pelo grupo e pela história de cada um deles e torce até o último minuto para que eles consigam concretizar sua vingança. Por isso, o filme pode ser extremamente decepcionante para alguns.

 ALERTA SPOILER: selecione para ler: Eu particularmente odiei o final em aberto, pq eu odeio esse tipo de final. É melhor um final onde vc tem a certeza que todos morreram do que ficar sem saber o que aconteceu. Foi Mi-jin que atirou? Ou foi o policial que atirou nela? Alguém morreu? Nunca saberemos! Fora que ela era simplesmente a pior atiradora da história do mundo! Errou todas as vezes que teve oportunidade e ainda acertou um tiro na cabeça do pobre Joo-an matando o coitado! FIM DO SPOILER.

 De qualquer forma o grande mérito mesmo são os atores, bastante carismático, especialmente Jin Goo, que interpreta o agressivo Jan Bae.No final das contas, serve para tomar conhecimento desse chocante fato histórico.Apenas uma prova do quanto a Ditadura tem uma enorme capacidade de destruir vidas.

cotação 03 estrelas

Dados do Arquivo:

Servidor: MegaTamanho: 393,9 MBFormato: rmvb Idioma: Coreano Legenda:Português

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s